20 de agosto de 2012

Quero mudar meu jeito de ser mas não consigo. O que eu faço? I


   Essa é uma pergunta frequente entre muitas pessoas que não gostam de alguma característica de personalidade que possui e que quer mudar mas, que por algum motivo, não conseguem. Essa é uma tarefa, entretanto, que não se pode realizar do dia para a noite ou com 100% de eficácia, mas que com algumas atitudes a serem tomadas, não se torna impossível.

   Quando uma pessoa quer mudar algo em si em relação a seu jeito de ser, o primeiro passo é admitir para si mesmo que possui tal característica. Para algumas pessoas essa é a parte mais difícil, pois é difícil reconhecer em si mesmo uma característica dita ruim ou prejudicial, mas esse é uma etapa essencial.

   Depois do reconhecimento da própria personalidade, o próximo passo é delimitar seus objetivos pessoais e ver se tal característica está atrapalhando a realização destes. Por exemplo: se você é uma pessoa que sonha em ter um (a) parceiro (a) mas que a timidez ‘fala mais alto’, você deve reconhecer que a timidez está atrapalhando seus planos, o que deve dar à você um estímulo a mais para lutar contra tal característica.

   O próximo passo é trabalhar, aprender a lidar com o que você descobriu. Utilizando ainda o exemplo da timidez, você pode fazer várias coisas para superar esta característica de sua personalidade que você não gosta muito como por exemplo,  aumentar suas relações interpessoais, sair de trás da tela do computador e ir para o ‘cara a cara’, acreditar mais em você... e, caso se sinta à vontade, vale procurar a ajuda de uma terapia com um psicólogo, para auxiliar nesta superação pessoal.

   Existe uma frase que, pessoalmente, eu abomino que é “Eu nasci assim e vou morrer assim”, pois eu vejo no ser humano uma capacidade tão grande para transformar as coisas tanto externamente quanto internamente, que viver sofrendo por um característica de personalidade que o indivíduo julga ser impossível de modificar é o mesmo que sentir sede e não beber um copo d´água que está em sua frente, abandonando uma possibilidade diante de você para sofrer por algo sem necessidade.

   O segredo para se modificar é reconhecer você como tendo tal característica que te desagrada, verificar se ela está atrapalhando seus objetivos pessoais e aprender a lidar com ela da melhor maneira possível para poder modificá-la. Eis o segredo da conquista de ser uma nova pessoa.

** Acesse a continuação em: http://num-papo-cabeca.blogspot.com.br/2014/01/quero-mudar-meu-jeito-de-ser-mas-nao.html


O Blog Li França Num Papo Cabeça possui caráter informativo. Caso haja alguma dúvida por parte do leitor, não está garantida uma possível devolutiva em decorrência da grande demanda recebida, mas o Blog Num Papo Cabeça recebe, com muito carinho, sugestões de temas de vocês, leitores.
Até mais!
Li França